Lançamento do livro Gestão de Documentos no Brasil

O Curso de Arquivologia da Faculdade de Ciência da Informação da UnB, no uso de suas atribuições, por meio do Ato 02/23/2023 instituiu a Comissão de Monitoria que torna público, no âmbito da comunidade acadêmica da UnB, o Edital nº 2/2023 do Programa Institucional de Monitoria, seguindo orientação da Direção da Faculdade de Ciência da Informação, conforme Ato FCI No. 23/2020, publicado em 1 de outubro de 2020 e Regido pela Resolução CEPE 008/1990.
O presente edital tem a finalidade de realizar o processo de seleção de monitores para o semestre 2/2023 para as disciplinas do Curso de Bacharelado em Arquivologia da Faculdade de Ciência da Informação. A Monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, por meio do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos.
Existem duas categorias de monitores:
a) Monitoria remunerada: pagamento feito por bolsa, cujo valor é de R$ 450,00, pago em parcela única no final do semestre após a avaliação prevista no Calendário Universitário de Graduação.
b) Monitoria voluntária: não remunerada.
Em ambos os casos, os alunos farão jus a 2 créditos (30 horas) pela atividade no semestre, computados como módulo livre.
Com o intuito de promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas, o monitor poderá:
a) Auxiliar no planejamento das atividades teórico-práticas das disciplinas.
b) Auxiliar no processo de avaliação e na orientação aos alunos.
c) Auxiliar na realização de trabalhos experimentais e laboratoriais.
Para o 2/2023 serão disponibilizadas vagas de monitoria remuneradas e voluntárias.
Condições para concorrer:
a) Candidatar-se a uma monitoria por disciplina no semestre (remunerada ou voluntária).
b) Ter concluído a disciplina pretendida com aprovação mínima MS.
c) Estar regularmente matriculado no semestre em 16 créditos, no mínimo, sem contar os dois créditos de monitoria, e 28 créditos, no máximo, considerando os dois créditos de monitoria, com exceção dos alunos formandos.
d) Em caso de haver matrícula do aluno em componente curricular no mesmo horário da disciplina de monitoria pretendida, o docente tem o compromisso de agendar as atividades de monitoria em outro horário, conveniente para ambos, a fim de não comprometer o rendimento do aluno no semestre.
Critérios específicos:
a) Aprovação do docente da disciplina.
b) Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa remunerada oferecida pela Universidade, com a exceção das bolsas de Assistência Estudantil.
Critérios específicos
a) Aprovação do docente da disciplina.
Etapas para a inscrição:
a) Aluno: preencher o formulário de inscrição abaixo no site do Curso de Arquivologia.
(https://forms.gle/
b) Professor: encaminhar a aprovação do discente selecionado em sua disciplina para o e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.
1ª. Etapa (Comissão) |
Divulgação do Edital |
01/08/2023 |
2ª. Etapa (Aluno) |
28/08/2023 a 08/09/2023 |
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3ª. Etapa (Comissão) |
Reunião da Comissão |
14/09/2023 e 15/09/2023 |
4ª. Etapa (Professor) |
Aprovação do docente da disciplina |
20/09/2023 a 21/09/2023 |
5ª. Etapa (Comissão) |
22/09/2023 |
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6ª. Etapa (aluno) |
Recursos |
25/09/2023 |
7ª. Etapa (Comissão) |
Avaliação dos Recursos |
26/09/2023 e 27/09/2023 |
8ª. Etapa (Comissão) |
28/09/2023 |
a) As vagas de monitoria remunerada e voluntária serão ocupadas, preferencialmente, por estudantes do Curso de Arquivologia.
b) As disciplinas com atividades laboratoriais ou práticas terão prioridade na distribuição das bolsas de monitoria remunerada.
c) A Comissão de Monitoria respeitará, em cada semestre, os limites de bolsas disponíveis para a monitoria remunerada e voluntária designadas pela FCI e pelos docentes do Curso.
d) O critério de desempate para a monitoria remunerada ou voluntária será, em primeiro lugar, o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e, em segundo lugar, ter atuado como monitor voluntário.
O presente Edital respeita o calendário universitário de graduação vigente da UnB.
As informações sobre o edital poderão ser solicitadas pelo e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.
O aluno deve estar ciente dos requisitos para participação no Programa de Monitoria, quando tratar da sua candidatura com o professor da disciplina de interesse.
É importante destacar que a monitoria será registrada como complemento eletivo (módulo livre) no histórico escolar e que o curso de Arquivologia limita o complemento eletivo a 24 créditos (360 horas), não integralizando os créditos de disciplina ou atividade realizada com aprovação, quando ultrapassado o limite acima mencionado.
Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Monitoria.
O presente edital entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 28 de julho de 2023
Universidade de Brasília
Curso de Arquivologia
Data: 8/05/2023
Horário: 19:00 às 21:15
Introdução:
A Sessão de Abertura do Semestre 1/2023 do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília foi realizada com sucesso no dia 08/05 das 19:00 às 21:50. O evento teve como objetivo dar as boas-vindas aos alunos e demais participantes, além de promover o compartilhamento de informações relevantes sobre o curso e suas atividades.
Desenvolvimento:
Após as boas-vindas do mestre de cerimônias, Eric Sena, a sessão de abertura foi conduzida pelo representante do curso. Ele deu continuidade à comemoração e solicitou que o corpo docente se apresentasse, juntamente com sua respectiva linha de pesquisa. A ordem de apresentação foi a seguinte:
Renato T. B. de Sousa
Rogério H. de Araújo Júnior
André Lopez
Angelica A. da C. Marques
Shirley C. Franco
Lillian Alvares
Após as apresentações do corpo docente, a representante do CAARQ, Lívia Ketley, foi convidada a se apresentar, seguida pela equipe técnica do curso de Arquivologia. Em seguida, foram convidados a se apresentar os seguintes profissionais:
Professora Cynthia Roncaglio
Professora Eliane B. Oliveira
Professora Georgete M. Rodrigues
Professora Ivette K. Munoz
Professora Katia Isabelli de B. B. e Melo
Representante do CAARQ Lívia Ketley
Rodolfo Wolmer
Sebastiana Vogado
Sr. Rodrigo de Freitas, Diretor do Arquivo Central da UnB.
Após as apresentações individuais, a primeira mesa foi desfeita para dar continuidade ao evento.
Foi composta a segunda mesa, que contou com a presença da palestrante, senhorita Camila Pacheco, egressa do curso e atualmente servidora do Arquivo Nacional de Brasília; da professora Kátia Isabelli Melo; da representante do CAARQ, discente Lívia Ketley; e do diretor do Arquivo Central da UnB, Sr. Rodrigo de Freitas.
A palestrante, Camila Pacheco, foi convidada a iniciar sua palestra intitulada "O Papel do Arquivo Nacional na Gestão de Documento para a Preservação da Memória do Poder Executivo Federal" às 20:10.
Em seguida, a professora Kátia Isabelli Melo procedeu com a homenagem à professora Heloísa Bellotto, idealizadora do curso de Arquivologia da UnB e primeira coordenadora do curso, às 20:20.
Posteriormente, a senhorita Elizabeth Maia, egressa do curso e atualmente arquivista do DATAPREV, realizou um momento musical às 20:40.
Encerramento:
Às 20:50, a coordenadora do curso de Arquivilogia convidou a todos as/os discentes e convidados a participarem do coquetel, servido no saguão.
Cerca de 20 alunos da disciplina de Gestão Integrada de Documentos do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB) visitaram nesta quarta-feira (1/2) o arquivo da Embrapa Sede. Eles foram recebidos pelo analista Rinaldo Oliveira e pela supervisora de Gestão Documental Arquivística, Lânia Almeida. Eles mostraram as instalações e a forma de organização do espaço, que abriga documentos desde a criação da Empresa em 1973, incluindo microfilmes e acervo fotográfico.
O arquivo central da Sede conta com cerca de 15.000 caixas de arquivo (aproximadamente 2.000 metros lineares), incluindo documentos textuais, cerca de 3.000 fotografias e 2.300 rolos de microfilme. Esse montante compreende os acervos provenientes de todas as UCs e a da Embrapa Agroenergia, que foram recentemente incorporados.
“A expectativa é abranger também os arquivos das demais Unidades do DF, na lógica de serviços compartilhados”, explica Lânia, lembrando que é uma forma de apoiar as UDs e fortalecer a gestão da informação na Empresa, uma vez que só a Sede possui profissionais com formação nessa área. “O cerne do modelo de serviços compartilhados é exatamente esse, reunir expertises em várias áreas da Embrapa para estimular a atuação integrada em prol dos profissionais e dos usuários desses serviços”, complementa. O objetivo para o futuro é incorporar os acervos de todas as Unidades da Embrapa.
Segundo a supervisora, a forma de organização do arquivo da Embrapa Sede tem sido referência para o curso de Arquivologia da UnB, que desde 2014, traz os estudantes para conhecerem o espaço. “As visitas foram interrompidas durante a pandemia e retornaram nesta semana. Para nós, é muito recompensador ver que o nosso trabalho está sendo usado como modelo para alunos de graduação, que futuramente estarão no mercado”, comemora.
Segundo a professora da UnB Kátia Isabelli, o arquivo da Embrapa é uma referência, especialmente pela forma de organização, que reúne: instrumentos de gestão, tabela de temporalidades (define o tempo de manutenção dos documentos) e catálogo de serviços. De acordo com ela, é fundamental que os alunos conheçam in loco a rotina de trabalho nessa área para poderem ingressar com mais segurança e experiência no mercado de trabalho.
O estudante do nono semestre Vanderson Sousa concorda. “É muito importante vivenciar a arquivologia, da teoria à prática”, destaca. Essa já é a segunda vez que ele visita o arquivo da Embrapa Sede, como aluno da professora Kátia. “Já conheci arquivos de outras instituições e, de fato, o da Embrapa é diferenciado”, pontua. Na opinião da professora e do estudante, os bons resultados alcançados nesse espaço refletem a valorização da gestão arquivístiva pela Empresa.
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