Lançamento do livro Gestão de Documentos no Brasil

Resultado de uma vasta experiência em projetos de pesquisa na área de arquivos, aliada aos anos de dedicação acadêmica, resultou no livro intitulado "Gestão de Documentos no Brasil: uma visão a partir da situação da Administração Pública Federal". A obra foi lançada no dia 13 de julho de 2023, às 18 horas, na Livraria Sebinho. O evento contou com a presença de colegas, amigos, familiares, discentes e egressos, todos enaltecendo o trabalho do Dr. Renato Tarciso Sousa, professor do curso de Arquivologia e Diretor da Faculdade de Ciência da Informação.
  
 
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EDITAL Nº 2/2023 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA

 

O Curso de Arquivologia da Faculdade de Ciência da Informação da UnB, no uso de suas atribuições, por meio do Ato 02/23/2023 instituiu a Comissão de Monitoria que torna público, no âmbito da comunidade acadêmica da UnB, o Edital nº 2/2023 do Programa Institucional de Monitoria, seguindo orientação da Direção da Faculdade de Ciência da Informação, conforme Ato FCI No. 23/2020, publicado em 1 de outubro de 2020 e Regido pela Resolução CEPE 008/1990.

FINALIDADE

O presente edital tem a finalidade de realizar o processo de seleção de monitores para o semestre 2/2023 para as disciplinas do Curso de Bacharelado em Arquivologia da Faculdade de Ciência da Informação. A Monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, por meio do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos.

NATUREZA

Existem duas categorias de monitores:

a) Monitoria remunerada: pagamento feito por bolsa, cujo valor é de R$ 450,00, pago em parcela única no final do semestre após a avaliação prevista no Calendário Universitário de Graduação.

b) Monitoria voluntária: não remunerada.

Em ambos os casos, os alunos farão jus a 2 créditos (30 horas) pela atividade no semestre, computados como módulo livre.

ATRIBUIÇÕES

Com o intuito de promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas, o monitor poderá:

a) Auxiliar no planejamento das atividades teórico-práticas das disciplinas.

b) Auxiliar no processo de avaliação e na orientação aos alunos.

c) Auxiliar na realização de trabalhos experimentais e laboratoriais.

NÚMERO DE BOLSAS

Para o 2/2023 serão disponibilizadas vagas de monitoria remuneradas e voluntárias.

CANDIDATURAS

Condições para concorrer:

a) Candidatar-se a uma monitoria por disciplina no semestre (remunerada ou voluntária).

b) Ter concluído a disciplina pretendida com aprovação mínima MS.

c) Estar regularmente matriculado no semestre em 16 créditos, no mínimo, sem contar os dois créditos de monitoria, e 28 créditos, no máximo, considerando os dois créditos de monitoria, com exceção dos alunos formandos.

d) Em caso de haver matrícula do aluno em componente curricular no mesmo horário da disciplina de monitoria pretendida, o docente tem o compromisso de agendar as atividades de monitoria em outro horário, conveniente para ambos, a fim de não comprometer o rendimento do aluno no semestre. 

MONITORIA REMUNERADA

Critérios específicos:

a) Aprovação do docente da disciplina.

b) Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa remunerada oferecida pela Universidade, com a exceção das bolsas de Assistência Estudantil.

 MONITORIA VOLUNTÁRIA

Critérios específicos

a) Aprovação do docente da disciplina.

INSCRIÇÃO

Etapas para a inscrição:

a) Aluno: preencher o formulário de inscrição abaixo no site do Curso de Arquivologia.
(https://forms.gle/PydPvj6cF4A9xQ8D6)

b) Professor: encaminhar a aprovação do discente selecionado em sua disciplina para o e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.

CRONOGRAMA

1ª. Etapa (Comissão)

Divulgação do Edital

01/08/2023

2ª. Etapa (Aluno)

Inscrição dos candidatos

28/08/2023 a 08/09/2023

3ª. Etapa (Comissão)

Reunião da Comissão

14/09/2023 e 15/09/2023

4ª. Etapa (Professor)

Aprovação do docente da disciplina

20/09/2023 a 21/09/2023

5ª. Etapa (Comissão)

Divulgação do resultado provisório

22/09/2023

6ª. Etapa (aluno)

Recursos

25/09/2023

7ª. Etapa (Comissão)

Avaliação dos Recursos

26/09/2023 e 27/09/2023

8ª. Etapa (Comissão)

Resultado Final

28/09/2023

DISPOSIÇÕES GERAIS

a) As vagas de monitoria remunerada e voluntária serão ocupadas, preferencialmente, por estudantes do Curso de Arquivologia.

b) As disciplinas com atividades laboratoriais ou práticas terão prioridade na distribuição das bolsas de monitoria remunerada.

c) A Comissão de Monitoria respeitará, em cada semestre, os limites de bolsas disponíveis para a monitoria remunerada e voluntária designadas pela FCI e pelos docentes do Curso.

d) O critério de desempate para a monitoria remunerada ou voluntária será, em primeiro lugar, o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e, em segundo lugar, ter atuado como monitor voluntário.

DISPOSIÇÕES FINAIS

O presente Edital respeita o calendário universitário de graduação vigente da UnB.

As informações sobre o edital poderão ser solicitadas pelo e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.

O aluno deve estar ciente dos requisitos para participação no Programa de Monitoria, quando tratar  da sua candidatura com o professor da disciplina de interesse.

É importante destacar que a monitoria será registrada como complemento eletivo (módulo livre) no histórico escolar e que o curso de Arquivologia limita o complemento eletivo a 24 créditos (360 horas), não integralizando os créditos de disciplina ou atividade realizada com aprovação, quando ultrapassado o limite acima mencionado.

Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Monitoria.

O presente edital entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 28 de julho de 2023

Abertura do semestre 1/2023

 

Universidade de Brasília

Curso de Arquivologia

Relatório Final - Memória e Gestão nos Arquivos Contemporâneos:
Abertura do semestre 1/2023

Data: 8/05/2023

Horário: 19:00 às 21:15 

Introdução:

A Sessão de Abertura do Semestre 1/2023 do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília foi realizada com sucesso no dia 08/05 das 19:00 às 21:50. O evento teve como objetivo dar as boas-vindas aos alunos e demais participantes, além de promover o compartilhamento de informações relevantes sobre o curso e suas atividades. 

Desenvolvimento:

Após as boas-vindas do mestre de cerimônias, Eric Sena, a sessão de abertura foi conduzida pelo representante do curso. Ele deu continuidade à comemoração e solicitou que o corpo docente se apresentasse, juntamente com sua respectiva linha de pesquisa. A ordem de apresentação foi a seguinte:

Renato T. B. de Sousa

Rogério H. de Araújo Júnior

André Lopez

Angelica A. da C. Marques

Shirley C. Franco

Lillian Alvares

Após as apresentações do corpo docente, a representante do CAARQ, Lívia Ketley, foi convidada a se apresentar, seguida pela equipe técnica do curso de Arquivologia. Em seguida, foram convidados a se apresentar os seguintes profissionais:

Professora Cynthia Roncaglio

Professora Eliane B. Oliveira

Professora Georgete M. Rodrigues

Professora Ivette K. Munoz

Professora Katia Isabelli de B. B. e Melo

Representante do CAARQ Lívia Ketley

Rodolfo Wolmer

Sebastiana Vogado

Sr. Rodrigo de Freitas, Diretor do Arquivo Central da UnB.

Após as apresentações individuais, a primeira mesa foi desfeita para dar continuidade ao evento.

Foi composta a segunda mesa, que contou com a presença da palestrante, senhorita Camila Pacheco, egressa do curso e atualmente servidora do Arquivo Nacional de Brasília; da professora Kátia Isabelli Melo; da representante do CAARQ, discente Lívia Ketley; e do diretor do Arquivo Central da UnB, Sr. Rodrigo de Freitas.

A palestrante, Camila Pacheco, foi convidada a iniciar sua palestra intitulada "O Papel do Arquivo Nacional na Gestão de Documento para a Preservação da Memória do Poder Executivo Federal" às 20:10.

Em seguida, a professora Kátia Isabelli Melo procedeu com a homenagem à professora Heloísa Bellotto, idealizadora do curso de Arquivologia da UnB e primeira coordenadora do curso, às 20:20.

Posteriormente, a senhorita Elizabeth Maia, egressa do curso e atualmente arquivista do DATAPREV, realizou um momento musical às 20:40. 

Encerramento:

Às 20:50, a coordenadora do curso de Arquivilogia convidou a todos as/os discentes e convidados a participarem do coquetel, servido no saguão.

 

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Alunos da UnB conhecem arquivo central da Embrapa

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Cerca de 20 alunos da disciplina de Gestão Integrada de Documentos do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB) visitaram nesta quarta-feira (1/2) o arquivo da Embrapa Sede. Eles foram recebidos pelo analista Rinaldo Oliveira e pela supervisora de Gestão Documental Arquivística, Lânia Almeida. Eles mostraram as instalações e a forma de organização do espaço, que abriga documentos desde a criação da Empresa em 1973, incluindo microfilmes e acervo fotográfico.

O arquivo central da Sede conta com cerca de 15.000 caixas de arquivo (aproximadamente 2.000 metros lineares), incluindo documentos textuais, cerca de 3.000 fotografias e 2.300 rolos de microfilme. Esse montante compreende os acervos provenientes de todas as UCs e a da Embrapa Agroenergia, que foram recentemente incorporados.

“A expectativa é abranger também os arquivos das demais Unidades do DF, na lógica de serviços compartilhados”, explica Lânia, lembrando que é uma forma de apoiar as UDs e fortalecer a gestão da informação na Empresa, uma vez que só a Sede possui profissionais com formação nessa área. “O cerne do modelo de serviços compartilhados é exatamente esse, reunir expertises em várias áreas da Embrapa para estimular a atuação integrada em prol dos profissionais e dos usuários desses serviços”, complementa. O objetivo para o futuro é incorporar os acervos de todas as Unidades da Embrapa.

Segundo a supervisora, a forma de organização do arquivo da Embrapa Sede tem sido referência para o curso de Arquivologia da UnB, que desde 2014, traz os estudantes para conhecerem o espaço. “As visitas foram interrompidas durante a pandemia e retornaram nesta semana. Para nós, é muito recompensador ver que o nosso trabalho está sendo usado como modelo para alunos de graduação, que futuramente estarão no mercado”, comemora.

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Segundo a professora da UnB Kátia Isabelli, o arquivo da Embrapa é uma referência, especialmente pela forma de organização, que reúne: instrumentos de gestão, tabela de temporalidades (define o tempo de manutenção dos documentos) e catálogo de serviços. De acordo com ela, é fundamental que os alunos conheçam in loco a rotina de trabalho  nessa área para poderem ingressar com mais segurança e experiência no mercado de trabalho.

O estudante do nono semestre Vanderson Sousa concorda. “É muito importante vivenciar a arquivologia, da teoria à prática”, destaca. Essa já é a segunda vez que ele visita o arquivo da Embrapa Sede, como aluno da professora Kátia. “Já conheci arquivos de outras instituições e, de fato, o da Embrapa é diferenciado”, pontua. Na opinião da professora e do estudante, os bons resultados alcançados nesse espaço refletem a valorização da gestão arquivístiva pela Empresa.

Esta notícia está na Intranet Embrapa, com acesso restrito por login e senha a empregados e colaboradores.